terça-feira, 5 de março de 2013

Deu-me uma saudade!


Eu tenho uma família gigante, portanto há alguém que me seja familiar em quase todos os cantos do país: Sabrosa, Unhais da Serra, Lamego, Viana do Alentejo, Minho, Lisboa... Assim, quando era mais nova fazíamos imensas viagens nas férias de Verão, por vezes a nossa viagem era a caminho de Sabrosa, uma terra linda onde a minha avó materna e a minha mãe nasceram, super calma, onde todos nos conhecem e dizem que nos pegaram ao colo, um local daqueles que queremos mesmo passar um tempo para pôr de lado os stresses que possam ter vindo connosco; outras vezes íamos rumo a Unhais da Serra, uma cidade mesmo perto da Serra da Estrela, onde o ar é super fresco, onde nos sentíamos super seguros a andar na rua à noite, em que as pessoas ficavam sentadas nas esplanadas até às tantas da manhã sem qualquer problema, em que acordávamos e púnhamos açúcar em quadrados no leite com chocolate, em que se podia ir brincar para o parque à noite sozinhos, em que íamos mergulhar para o riacho e a água era de gelar a espinha; também íamos imensas vezes para Viana no Alentejo, lá mesmo no interior, em que se vê o calor a passar, um sitio onde parecia que estávamos sempre a passar pela mesma casa por serem todas parecidas, em que íamos brincar para a quinta nas traseiras no restaurante dos meus tios e haviam imensos burros, o local em que dormíamos em casa da minha bisavó e ela tinha uma cabra no quintal que me assustava de morte, em que não haviam praias nem rios então refrescávamos-nos no quintal dentro do tanque depois de pormos a água a aquecer ao sol. Eu sou fã do interior, sou fã do campo, para mim a definição de férias não passa de todo por estar na praia a apanhar bronze, eu gosto de sítios calmos, locais onde se respira ar puro, um lugar onde se descanse mesmo. E sou bimba, tenho veia de bimba, corre-me sangue de campónia pelas veias e adoro, adoro tudo o que envolva o Norte e o Alentejo. As minhas melhores férias são as que passei nas cidades que mencionei, em que os meus pais pegavam no carro e fazíamos 400km, dávamos vinte e tal curvas na estrada da Régua, em que chegávamos enjoados e maldispostos ao destino mas que depois saíamos do carro e víamos aquela vista linda, sentíamos aquele ar tranquilo e esquecíamos toda a viagem horrível, em que ficávamos felizes por termos ido. 
Anos depois os meus bisavós morreram e deixámos de ir a Viana do Alentejo e a Sabrosa, entretanto os meus tios voltaram para França e deixámos igualmente de ir para Unhais da Serra e assim acabámos por ficarmos-nos apenas por acampar na Lagoa de Albufeira, em que íamos com a minha família paterna toda e era um espectáculo. Sempre adorei acampar, não gosto de fazer férias numa casa, por isso não me fez muita diferença, já que adorava de igual maneira ambas as coisas. Conquanto as minhas férias foram evoluindo um pouco: em 2004 fui de férias com os meus tios, passámos uma semana numa vivenda com piscina em Marbella (e é lá que estão as piores praias em que estive) porque eles tinham ganho a estadia, passámos a semana seguinte a acampar em Matalascañas e quando voltámos para Portugal parámos em Lagos e foi lá que encontrámos o parque de campismo que desde então temos sempre acampado (e o melhor em que já estive); lá para 2005/2006 fui acampar com os meus outros tios e os meus pais para a Ilha do Pessegueiro, um local bastante deserto e pouco desenvolvido em termos de atracções mas que tem uma das melhores praias em que estive, com água quentinha, areia branquinha, o mar a ver-se o fundo, parece que estamos numa ilha, lindo; em 2009 os meus tios paternos e os meus pais quiseram levar os meus avós de férias connosco e como a minha avó tem um problema numa perna não podíamos acampar, então alugou-se uma casa durante uma semana em Vila Real de Santo António, as férias em si foram giras mas não há nada ali que me faça querer voltar, praias sujas e não gostei muito da cidade; também em 2009, depois das férias em Vila Real de Santo António, os meus avós maternos quiseram oferecer-me a mim e à minha irmã uma viagem de uma semana em Benidorm e fomos os quatro mais a minha tia, que é 4 anos mais velha que eu, foi giro, é um local girissimo, a água é do mais quente que há, as ruas à noite são super giras porque é só banquinhas de vendas e artistas de rua, uma vista maravilhosa, e divertirmos nos imenso porém é um local que serve basicamente para fazer praia (o que eu fiz, todos os dias) mas nós tivemos sorte e fomos em Setembro portanto não apanhámos a confusão toda de estrangeiros e afins, e os espanhóis são simpátiquíssimos  actualmente as férias que temos feito e são sempre garantidas desde 2007 é acampar em Lagos durante uma semana com a família paterna toda, é igualmente uma cidade giríssima  as praias às vezes têm água quente outras vezes fria, as noites são ventosas e friorentas, os dias são de suar por todos os poros, há sempre algo por fazer por lá, o parque de campismo é do melhor que há, bastante asseado, bastante espaçoso, com tudo o que uma pessoa que vai acampar necessita, enfim, em 2010 passei lá um mês acampada! 
A verdade é que sempre fui uma sortuda, nunca fomos ricos mas sempre conseguimos fazer férias, tirar uma semana só para acampar ou sair de casa, e foram as férias nas terras ou a acampar que fizeram e marcaram os meus anos de vida. Infelizmente as coisas nem sempre correm como queremos e desde 2011 (contando com o mesmo) que não fazemos nada nas férias e hoje bateu-me a saudade. Daí a música: desde pequenina que faço as viagens com os meus pais e eles põem sempre, mas sempre a tocar esta música, por isso ontem enquanto andava a ver de músicas giras antigas para ouvir e encontrei esta deu-me uma saudade enorme do antes, do que fazia nas férias há uns anos atrás, deu-me saudades de viajar de carro, saudades de acampar, tive saudades de como era a minha vida antigamente. Podem chamar-me mimada, fútil, o que seja não me afecta, mas eram estas férias que tinha que me faziam esquecer a escola, eram estas férias que me revigoravam, que me faziam esquecer os problemas que iam surgindo, eram elas que faziam o meu ano, o nosso ano! Por isso desde que as deixámos de fazer que tenho mais vontade de ir, agora que tenho mais problemas e problemas a sério é também quando não posso fazer nada para os esquecer e o verão não é o mesmo. Além disso, desde que namoro que quero levar o meu namorado a conhecer Sabrosa, Unhais da Serra, os sitios em que passava férias, quero que ele veja locais maravilhosos que eu via quando lá ia e que se sinta mais leve e tranquilo como eu me senti, acho que estamos a precisar. Quando os tempos melhorarem...

PS: não leiam isto tudo, foi só um desabafo de quem está com saudades!

Sem comentários: